Frederico Morais e Vasco Ribeiro eliminaram neste domingo Mick Fanning e Adriano de Sousa, os dois principais candidatos ao título mundial de surf, na terceira eliminatória da etapa do circuito mundia que decorre em Peniche.
A vitória de Frederico Morais sobre Mick Fanning, líder do ranking, terminou de forma marcante, com o australiano a abraçar o português em reconhecimento da derrota ainda antes do final do «heat».

Kikas, como é conhecido o jovem português, não ficou por aqui e ainda neste domingo garantiu também o apuramento para os quartos de final, tendo superado na quarta ronda o australiano Joel Parkinson, campeão mundial em 2012, e o norte-americano Nat Young.

Vasco Ribeiro afastou o brasileiro Adriano de Souza, atual número dois do mundo, e nesta segunda-feira, se as ondas o permitirem, terá pela frene na quarta ronda o havaiano Keanu Asing e o francês Jeremy Flores.

Os dois portugueses beneficiaram de «wild cards» da organização para disputar a etapa de Peniche. 

Este domingo ficou ainda marcado pela despedida de Kelly Slater. O norte-americano, 11 vezes campeão do mundo, foi eliminado frente ao seu compatriota Brett Simpson.

A etapa de Peniche é a penúltima do circuito mundial e a decisão do título ficará adiada para a derradeira etapa, em Pipeline, no Havai.