O secretário de Estado do Desporto e Juventude disse, esta quarta-feira, que o desporto nacional passou por um «período de ajustamento», mas que agora está em fase de «recuperação».

Emídio Guerreiro falou depois de apresentados os números que revelam que o financiamento ao desporto baixou cerca de 5 milhões de euros entre 2011 e 2014.

«Estamos a recuperar em 2014, 2015 e 2016. O desporto também fez o seu ajustamento, tal como as entidades desportivas. Houve muitas notícias de quebras de financiamento em 2012 e 2013 com muitas queixas de federações. E a verdade é que o dinheiro reduziu», começou por dizer.

«Na atividade, o que se vê agora é a retoma e os números de 2014 contrariam a tendência de 2011 e 2012. A expectativa é que as coisas continuem este caminho de retoma e cada vez mais haja pessoas a fazer desporto. Há mais mulheres, jovens e veteranos a fazer desporto e isso é muito importante e significativo», acrescentou, confiante para os próximos anos.
 
Quanto aos números negativos de clubes e agentes desportivos, o dirigente justificou-os de forma simples: «Houve uma limpeza de pessoas que tinham carteira de treinadores, mas que não se atualizaram padrões que agora existem. Não fizeram formação continua, equivalência para poder manter e muitos desistiram. Na prática, já nem sequer treinavam. Ao fazer limpeza do sistema e acreditar todas as entidades que dão formação desportiva é normal que haja essa diminuição.»