A Comissão Disciplinar do Torneio Interassociações sub-17, de futsal, decidiu punir a seleção da Associação de Futebol de Setúbal com dois jogos de interdição por «comportamento violador das normas ético-desportivas da prova».

Na origem da decisão está um episódio que aconteceu este sábado durante um jogo entre as seleções da AF Setúbal e da AF Algarve. A poucos segundos do fim da partida, com o resultado empatado a três, a AF Setúbal marcou um golo na própria baliza, alegadamente para perder o jogo de propósito.

A estratégia explica-se facilmente. Com a derrota da AF Setúbal, a AF Algarve, como vencedora do Grupo 4, mediria forças com a AF Lisboa no jogo de acesso à final, enquanto Setúbal, enquanto melhor segundo classificado dos grupos 4,5 e 6, jogaria com a AF Évora, teoricamente mais fraca do que a seleção de Lisboa.

Com os dois jogos de castigo aplicados, a AF Setúbal foi afastada do encontro com a seleção do distrito de Évora, que ficou assim apurada para a final four da competição, juntamente com Lisboa, Coimbra e Porto, estas duas últimas pertencentes à Zona Norte.

Em comunicado, a Associação de Futebol do Algarve, que acabou por ser derrotada por Lisboa na única meia-final da Zona Sul que se realizou, condenou a atitude da seleção de Setúbal. «O jogo diante de Setúbal foi marcado por acontecimentos que ferem os verdadeiros valores do desporto, escrevendo-se, seguramente, uma das páginas mais tristes ocorridas em competição dos escalões jovens (…) Os acontecimentos deste sábado envergonha o futsal e deviam envergonha quem os engendrou», lê-se num comunicado publicado no sábado.
 

Lance no torneio interassociaçoes zona sul.... Associaçao de setubal, faz um autogolo propositadamente para passar em segundo lugar do grupo.... ONDE ESTÁ A VERDADE DESPORTIVA ....

Posted by João Martins on Sunday, December 20, 2015