O Benfica levou a melhor no dérbi de Lisboa que se disputou esta terça-feira no pavilhão da Luz, ao bater o Sporting por 3-2, em jogo da 22.ª jornada do campeonato de futsal.

As duas equipas sabiam que já pouco havia em jogo e os encarnados jogavam mais pelo orgulho do que pela tentativa de ainda chegar ao primeiro lugar, que a quatro jogos do final da fase regular pertence ao Sporting. Os leões, que não contaram com Guitta nem Zicky Té, somam 63 pontos contra 59 das águias.

Foi o conjunto de Alvalade quem entrou melhor e a testar os reflexos de André Sousa, guardião encarnado que adiou ao máximo o golo visitante. As águias adotaram uma postura mais defensiva e a meio do primeiro tempo já levavam quatro faltas.

Mas foi mesmo na bola parada que os homens da Luz chegaram à vantagem. Em dois pontapés de canto, o Benfica colocou-se na frente. Primeiro, aos 13 minutos, o canto foi cobrado de um lado ao outro do terreno e Chishkala serviu para a área, onde estava Jacaré para marcar à boca da baliza.

Três minutos depois, Rômulo tocou para Arthur, que se antecipou a Tomás Paçó na área para elevar vantagem.

Os golos encarnados travaram o ímpeto leonino e a turma da Luz conseguiu chegar ao terceiro golo antes do intervalo. O Sporting tinha a bola, mas os encarnados recuperaram a posse e, num contra-ataque rápido, Arthur fez o bis na partida, com um remate por entre as pernas de Gonçalo Portugal, mesmo em cima do intervalo.

A segunda parte começou animada, com os dois guarda-redes a brilharem entre os postes.

O Benfica foi mais faltoso e chegou à sexta falta com oito minutos para jogar. Cardinal encarregou-se de bater o livre de 10 metros, mas André Sousa saiu disparado da baliza e evitou o golo do pivot.

Os encarnados tentavam aguentar a vantagem de três golos e o Sporting parecia já não conseguir reagir. Mas, nos dois últimos minutos, em espaço de poucos segundos, os leões reduziram e ainda preocuparam as bancadas.

Alex Merlim fez o 3-1 com um remate em bico e traiçoeiro para Sousa, para logo de seguida Cavinato aproximar o marcador a passe de Pauleta.

A cinco segundos do final, o guardião das águias segurou o triunfo com nova boa intervenção.

O Benfica não vencia o Sporting no tempo regulamentar desde 12 de janeiro de 2020 e não marcava mais de cinco golos aos leões há cinco dérbis.