O árbitro italiano de ténis Gianluca Moscarella foi suspenso pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP) na segunda-feira, depois de vários episódios polémicos na passada quinta-feira, quando dirigia o encontro do português Pedro Sousa ante Enrico Dalla Valle, no challenger de Florença, em Itália.

Moscarella está visado por assédio a uma apanha-bolas do encontro, a quem dirigiu alguns comentários ousados e menos próprios, enquanto comandava o encontro que envolvia Pedro Sousa.

«És fantástica, muito sexy», foram algumas das palavras proferidas por Moscarella para a apanha-bolas, como atestam as filmagens do encontro.

As palavras do árbitro à apanha-bolas:

«Estamos a par do número de incidentes envolvendo o árbitro Gianluca Moscarella durante o jogo entre Pedro Sousa e Enrico Dalla Valle no evento do ATP Challenger Tour em Florença, na semana passada. Moscarella foi imediatamente afastado do torneio e foi iniciada uma investigação completa. Entretanto, Moscarella foi provisoriamente suspenso como oficial da ATP, pendente dos resultados da investigação».

LEIA MAIS: todas as notícias de modalidades

Mais que isso, no final do primeiro set, o italiano incentivou Pedro Sousa a despachar o encontro o mais rápido possível, por causa do calor.

«Caro Pedro, força, concentra-te. Eu olho para a bola e tu jogas, não te preocupes. Está muito calor, concentra-te. Sou velho para estar duas horas no court. São jogos para ganhar 6-1, 6-1», atirou Moscarella, enquanto Sousa estava sentado na cadeira numa das pausas do jogo.

Pedro Sousa acabou por vencer o encontro… em mais de duas horas, batendo Dalla Valle por 7-5, 4-6 e 6-4.

Os avisos de Gianluca Moscarella a Pedro Sousa: