O guarda-redes Xano Edo e o defesa Nuno Santos, ambos do Valongo, são notas de destaque nos dez convocados de Portugal para o Europeu de hóquei em patins, numa lista em que é notória a ausência do guardião Ângelo Girão, do Sporting, habitual titular na seleção.
O selecionador nacional, Renato Garrido, explicou, à Lusa, que conversou com Girão e que o atleta invocou «razões particulares» para não ser chamado à competição.
«Xano Edo e Nuno Santos são dois jogadores que nos dão garantias para fazermos um grande Europeu», disse ainda o selecionador, depois de anunciar os convocados, antevendo um Europeu «competitivo», com Espanha e Portugal como principais favoritos, mas considerando que os espanhóis têm vantagem por jogar em casa e lembrando ainda a França.
O Europeu de 2023 disputa-se entre os dias 17 e 22 de julho em Sant Sadurni d’ Anoia, na Catalunha, Espanha.
Portugal inicia a sua preparação com um estágio no Luso, entre 28 de junho e 13 de julho. Pelo meio, a seleção disputa a segunda GoldenCat, torneio de preparação agendado para os dias 30 de junho e 1 e 2 de julho, em Sant Hipólit de Voltregà, também na Catalunha. França, Itália e a própria Catalunha são os outros participantes neste torneio.
Lista de 10 convocados:
Guarda-redes: Pedro Henriques (Benfica) e Xano Edo (Valongo).
Defesas/médios: Henrique Magalhães (Sporting), Hélder Nunes (Barcelona, Esp), Nuno Santos (Valongo) e Telmo Pinto (FC Porto).
Avançados: Gonçalo Alves (FC Porto), João Rodrigues (Barcelona, Esp.), João Souto (Sporting) e Rafa (FC Porto).