Luke Proskop, jogador dos canadianos do Nashville Predators, é o primeiro atleta a competir na liga norte-americana de hóquei no gelo a assumir-se como gay.
O jogador de 19 anos escreveu uma mensagem nas redes sociais revelando aos adeptos da modalidade que é homossexual. Nessa extensa mensagem, Prokop afirma que perdeu o medo de esconder a sua orientação sexual.
«Espero que agora, revelando quem sou, possa ajudar outras pessoas a ver que os homossexuais são bem-vindos na comunidade do hóquei, porque trabalhamos para garantir que o hóquei seja realmente para todos. (...) Este é apenas o começo da minha vida. Estou ansioso para ver onde isto me leva, tanto no hóquei como na vida. Obrigado», afirmou ainda o jogador de 19 anos.
O presidente da liga, Gary Bettman, afirmou estar do lado de Proskop. «Partilho a esperança de que estes anúncios se tornem mais comuns na comunidade do hóquei. Jogadores, treinadores e equipas LGBTQ+ só podem ter o melhor desempenho se viverem as suas vidas como são verdadeiramente», salientou Bettman.
Também o capitão dos Nashville Predator, Roman Josi, e a restante equipa mostraram apoio total ao colega. «A nossa mensagem como equipa é de que obviamente o apoiamos muito. Acabamos de falar com ele e lhe dizer que o vamos ajudar em tudo o que precisar e que estamos orgulhosos dele. É um grande passo para ele e vamos apoiá-lo totalmente», disse Josi.