O ex-piloto de F1, Alessandro Zanardi, continua em estado grave depois de ter sido submetido a uma neurocirurgia devido a um acidente durante uma prova que reuniu atletas paralímpicos, em Siena, Itália. 

Bicampeão de Fórmula Indy e vencedor de quatro medalhas de ouro paralímpicas, Zanardi superou a neurocirurgia a que foi submetido, mas continua em condições «gravíssimas», segundo o comunicado emitido pelo hospital Santa Maria alle Scotte. 

«A direção clínica informa que a intervenção a que foi submetido o atleta, devido ao grave traumatismo na cabeça, começou às 19h00 locais (18h00 em Lisboa) e terminou às 22h00 (21h00). O paciente foi de seguida internado nos cuidados intensivos. O seu estado de saúde é muito grave», lê-se na nota.

Natural de Bolonha, Zanardi começou a carreira como piloto de karts e competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994 e em 1999, tendo passado por equipas como a Jordan, Lotus, Minardi e Williams.

Mais tarde, em 2001, o corredor sofreu a amputação das duas pernas em consequência de um grave acidente sofrido no circuito e Lausitzring, Alemanha, numa prova do campeonato norte-americano de Fórmula Indy. 

Depois deste acidente, 'Alex', como é conhecido em Itália, não abandonou o desporto e iniciou uma carreira vitoriosa como paraciclista, que o levou a conquistar quatro medalhas de ouro paralímpicas e 12 títulos mundiais.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, o ministro do Desporto, Vincenzo Spadafora, o piloto de Fórmula 1 Antonio Giovinazzi ou a nadadora Federica Pellegrini enviaram, através das suas redes sociais, mensagens de apoio a Zanardi.