O Japão vai acolher os Jogos Olímpicos em 2020 e as autoridades nipónicas estão a trabalhar no sentido de preparar aquela que pode ser a cobertura mais tecnológica de todos os tempos.

Cinquenta anos depois de terem recebido as últimas olimpíadas, Tóquio está disposta a oferecer a visitantes e telespectadores uma experiência avançada, impulsionada pela inclusão de diversas inovações tecnológicas.

Transmissão em Super 8K

Entre o lote de inovações estará o Super 8k. Não, não é nome de super-herói nem algo do género, trata-se antes da qualidade com que será transmitida a emissão. Esqueça o HD, porque os japoneses estão a pensar fazer a cobertura ao vivo em televisão de ultra-alta definição, que tem uma qualidade de imagem 16 vezes superior à já tradicional alta definição.

A NHK, televisão japonesa, criou a tecnologia e acredita que a imagem será tão detalhada que poderá ser facilmente confundida com a realidade.

Mas há mais. Imagine que está a ver, por exemplo, um jogo de golfe e que pode dar umas tacadas lado a lado com o Tiger Woods. A organização pretende que os espectadores possam jogar virtualmente determinados desportos, através do comando da televisão, tecnologia semelhante à de algumas consolas.

Zooms sonoros

Da imagem para o som. A empresa japonesa NTTT vai testar a possibilidade de poder aproximar ou afastar os sons. Com a tecnologia, o espectador vai poder ouvir de perto o que os atletas estão a dizer em campo, mesmo que os japoneses decidam importar a vuvuzela dos sul-africanos.

Para concretizar o projecto, a empresa de telecomunicações pretende instalar discos com 96 microfones incorporados, capazes de captar sons distantes.

As conversas entre atletas serão também legendadas em tempo real, graças a um sistema de legendas automáticas para eventos ao vivo.

Conexão 5G

A organização pretende instalar conexões 5G nas sedes olímpicas, que proporcionariam uma velocidade de transmissão de dados muito rápida e sem as habituais quebras.

Óculos Inteligentes

Fora de portas, e porque um evento como os Jogos Olímpicos atrai sempre uma quantidade enorme de visitantes, dois dos patrocinadores estudam já a hipótese de disponibilizar óculos inteligentes que permitem a tradução instantânea de letreiros em japonês, bem como de um cartão que comunica com o telemóvel via bluetooth e que pode ser usado para pagamentos, transferências bancárias e até para comprar bilhetes para eventos olímpicos.

Com as inovações, o Japão pretende elevar o patamar no que toca à organização de eventos e quebrar recordes de tempo. A cinco anos do início da prova, e mesmo que não se confirmem estas novidades tecnológicas, os japoneses já conseguiram pelo menos deixar a concorrência de olhos em bico.