Por Pedro Lourenço Jorge

Emanuel Silva, o craque da canoagem portuguesa, alcançou, aos 28 anos, o título europeu. A dupla com João Ribeiro tem colhido os frutos do «trabalho árduo» mas, em conversa com o Maisfutebol, o atleta afirma não ser «o pilar da equipa.»
 
Há catorze anos, Emanuel Silva conquistou o primeiro triunfo, curiosamente na classe K2 500, no Campeonato Nacional de regatas em linha. Na época, apenas com 14 anos, já revelava ser um «diamante em bruto» para a canoagem portuguesa.

Com a medalha de ouro conquistada no domingo no Campeonato Europeu - vulgo europeu absoluto de velocidade - na companhia de João Ribeiro pela categoria K2 500, o remador «casa» o título mundial conquistado em 2013 com o europeu.

A comitiva portuguesa regressou esta segunda-feira a casa com a bagagem carregada de medalhas. Seis ao todo. Mais do que em 2011, altura em que a modalidade obteve cinco medalhas. Desta feita, foi uma de ouro e cinco de bronze. Emanuel Silva conquistou duas. «Não sou o pilar da equipa. O sucesso não gira à minha volta, o João Ribeiro e o Fernando Pimenta são parte integral da equipa», contou.

Seis medalhas. Um recorde para um desporto que se ouve falar de quando em vez, mas sempre por boas razões. «É a modalidade que traz mais medalhas para Portugal» exclamou, reforçando que estamos perante um grupo muito particular. «Esta geração é ótima e todos têm vontade vencer», explica.

Teresa Portela esteve em destaque ao conseguir duas medalhas nas classes K1 200 e K1 500. Hélder Silva seguiu-se com a conquista em C1 nos 200 metros. A equipa nacional de velocidade K4 1000 voltou a subir ao pódio, depois de ter alcançado o ouro em 2011 na mesma prova, e de ter surgido como vice-campeã em 2012. Fernando Pimenta fechou o dia com a sexta medalha ao erguer-se em terceiro nos 5000 metros em K1.

O atleta do Sporting foi medalha de prata nos jogos olímpicos de Londres em 2012 com Fernando Pimenta na categoria K2 1000. O ano passado alcançou o primeiro título mundial para a canoagem lusitana ao sagrar-se Campeão do Mundo juntamente com João Ribeiro no K2 500.

 A dupla oriunda do distrito de Braga volta a triunfar, agora no Campeonato da Europa, em Brandenburgo na der Havel, na Alemanha. Uma prova que foi «controlada desde o início», o jovem destaca a importância de «fazer a corrida com cabeça e a saber gerir as emoções.»

«Os resultados não acontecem por acaso, tem sido um trabalho feito de forma consistente e trabalhamos o mesmo em relação ao ano passado que garantiu o troféu no mundial», assinalou louvando a dupla com Ribeiro.

A solução para uma parceria de sucesso passa, segundo Emanuel, por haver «crença e ambição» no companheiro, para além disso, sustenta o facto de ambos estarem «bem encaixados» e com os «mesmos objectivos.»

A comunicação durante a prova é impossível, mas os remadores já se conhecem e instintivamente sabem o que esperar um do outro. «Treinamos muito tempo antes de cada competição, o que torna automático como cada um vai reagir», expressa.

A participação portuguesa deixa bons indicadores para o campeonato do mundo a realizar no próximo mês de agosto. A federação portuguesa de canoagem anunciou no site oficial a conquista de 13 vagas para os Jogos Europeus 2015 em Baku no Azerbaijão.

Na altura em que falou com o Maisfutebol, o Campeão Mundial e Europeu tinha acabado de chegar a Lisboa. O atleta confessou o desejo de querer celebrar a vitória junto dos familiares. «O que mais queremos, tanto eu como o João, é chegar o mais rápido possível a casa», contou.
 
Embarcações a apurar para BAKU 2015, com participação Portuguesa:

K1 200 metros masculino - 23 embarcações
K1 1000 metros masculino - 23 embarcações
K1 5000 metros masculino - 13 embarcações
K4 1000 metros masculino - 10 embarcações
C1 200 metros masculino - 15 embarcações
K1 200 metros Feminino - 18 embarcações
K1 500 metros Feminino - 18 embarcações
K2 200 metros Feminino - 14 embarcações
K2 500 metros Feminino - 14 embarcações
K4 500 metros Feminino - 10 embarcações