A cidade de Durban, na África do Sul, foi oficialmente designada anfitriã da edição de 2022 dos Jogos da Commonwealth, tornando-se na primeira cidade africana a receber esta competição desportiva.

A terceira maior cidade da África do Sul era a única candidata à organização desta edição, depois da desistência de Edmonton, em fevereiro deste ano, devido a preocupações com os custos.

Apesar do desfecho previsível, a votação favorável foi efusivamente celebrada em Durban.

O presidente da Fedração dos Jogos da Commonwealth (CGF), Louise Martin, assumiu a satisfação pela primeira organização africana dos jogos, 85 anos depois. «Foi uma decisão histórica para todos nós e uma decisão que a minha direção apoia completamente», afirmou.

Este evento multidesportivo disputa-se de quatro em quatro anos, tendo tido a sua primeira edição em 1930, então sob a designação de Jogos do Império Britânico.

A África do Sul já organizou três das maiores competições de apenas um desporto, casos dos Mundiais de futebol, de râguebi e de críquete.

Os Jogos da Commonwealth de 2022, que vão ter como principal palco o Estádio Moses Mabhida, construído para o Mundial2010, têm data de início marcada para 18 de julho, dia de aniversário do antigo presidente sul-africano Nelson Mandela, e vão decorrer durante 12 dias.