O Comité Olímpico Internacional (COI) saudou esta sexta-feira a abertura que a candidatura de Los Angeles demonstrou para organizar os Jogos Olímpicos de 2028.

«O COI saúda o comentário positivo do presidente da câmara de Los Angeles, Eric Garcetti, relativamente ao interesse em acolher os Jogos Olímpicos de 2028», declarou a organização em comunicado dirigido à agência AFP.

Em junho foi aprovada uma nova metodologia para a eleição das sedes dos Jogos, que permite atribuir em simultâneo as organizações de 2024 e 2028, numa decisão para facilitar Los Angeles e Paris, as únicas candidatas para a edição de 2024.

Caso não seja encontrado um consenso entre o COI e as duas cidades, voltará tudo ao normal e será escolhida em Lima, no Perú, apenas a sede para 2024.

«O que as instâncias olímpicas propõem do ponto de vista financeiro é de tal forma interessante que seríamos tolos se não escolhêssemos 2028», confessou o presidente da Câmara da cidade americana.

Foi a primeira vez que um responsável da candidatura norte-americana se mostra recetivo à possibilidade da candidatura de 2024 ser atribuída a Paris, com Los Angeles a receber em troca uma contribuição financeira acrescida pela organização do evento em 2028.