Irina Rodrigues garantiu a 55ª vaga portuguesa nos Jogos Olímpicos, anunciou esta quarta-feira o Comité Olímpico de Portugal em comunicado. A lançadora portuguesa garantiu o apuramento no sábado ao conseguir o mínimo no lançamento do disco com a marca de 63,96 metros, no decorrer das Jornadas de Lançamentos em Leiria. Com dois lançamentos acima dos 63 metros (63,96 e 63,14), a atleta do Sporting tornou-se na segunda melhor lançadora portuguesa, atrás da também olímpica Teresa Machado.

No atletismo, há mais vinte atletas com mínimos, mas apenas dezoito estarão no Rio 2016, já que existem cinco atletas com mínimos na prova de 20 km marcha e outras quatro na maratona, disciplinas cuja quota por nação é limitada a três presenças.

Atletas com mínimos no atletismo: Ana Cabecinha (20 km marcha), Dulce Félix (maratona e 10.000 m), Filomena Costa (maratona), Inês Henriques (20 km marcha), João Vieira (20 km marcha), Miguel Carvalho (50 km marcha), Nélson Évora (triplo salto), Susana Costa (triplo salto), Patrícia Mamona (triplo salto), Pedro Isidro (50 km marcha), Rui Pedro Silva (maratona), Sara Moreira (10.000 m e maratona), Sérgio Vieira (20 km marcha), Susana Feitor (20 km marcha), Vanessa Fernandes (maratona), Vera Santos (20 km marcha), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso) e Yazaldes Nascimento (100 m), Daniela Cardoso (20km Marcha), Marta Onofre (salto com vara) e Irina Rodrigues (lançamento do disco).

De acordo com o COP, por definir está ainda o apuramento de Gonçalo Carvalho, na prova de dressage, pois esta competição ainda não viu os rankings oficiais publicados, ao contrário do que havia sido definido pela Federação Equestre Internacional (FEI).

Já Luciana Diniz garantiu na terça-feira uma quota para Portugal na disciplina de saltos de obstáculos nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A cavaleira, de 45 anos, participou por duas vezes nos Jogos Olímpicos, em Atenas 2004, ainda pela seleção do Brasil, e em Londres 2012, nos quais, já por Portugal, foi 17.ª classificada.

Na vela, há já quatro vagas asseguradas, com Jorge Lima e José Costa, em 49er, e de João Rodrigues (RS:X), que vai para os seus sétimos Jogos, já com presença assegurada, faltando designar o representante em Laser, cuja vaga foi conquistada por dois velejadores, o experiente Gustavo Lima e Rui Silveira.

Além da vela, a missão lusa tem já asseguradas presenças no taekwondo, com Rui Bragança, em -58 kg, tiro, com uma vaga para as provas de pistola de ar comprimido 10 m e pistola 50 metros assegurada pelo experiente João Costa, e no futebol (prova masculina, com 18 vagas).

Na canoagem, Portugal também já assegurou seis vagas, enquanto Alexis Santos e Diogo Carvalho são os únicos portugueses, para já, com mínimos na natação, ambos nos 200 metros estilos.

O ciclismo de estrada português garantiu quatro vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e terá mais um atleta do que em 2012, sendo que um destes quatro atletas participará também no contrarrelógio.