Portugal aumentou para 71 os atletas presentes nos Jogos Olímpicos de 2016, com a qualificação dos triatletas João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos.

João Silva, que foi nono em Londres 2012, já tinha matematicamente garantida a presença no Brasil, tal como João Pereira . Por outro lado, Miguel Arraiolos teve de aguardar até esta quarta-feira pela atualização da lista de qualificação da União Internacional de Triatlo (ITU).

O atletismo tem neste momento 19 atletas apurados, menos 11 do que a 100 dias de Londres 2012. Entre os apurados, com 18 elementos, está também a seleção de futebol, cujo segundo lugar no Europeu de Sub-21 de 2015 permitiu a Portugal regressar, 12 anos depois, ao torneio dos Jogos Olímpicos.

O maratonista Ricardo Ribas, Marta Onofre atleta do salto com vara e Irina Rodrigues, lançamento do disco, foram os últimos a garantirem o apuramento, num lista em que há 23 atletas mínimos, porém só 19 vão estar presentes no Rio2016, visto que existem cinco atletas com mínimos na prova de 20 quilómetros de marcha e outras cinco na maratona feminina, provas em que a quota por nação é limitada a três participações.

Os atletas que têm os mínimos são Ana Cabecinha (20 km marcha), Dulce Félix (maratona e 10.000 m), Filomena Costa (maratona), Inês Henriques (20 km marcha), João Vieira (20 km marcha e 50 km marcha), Miguel Carvalho (50 km marcha), Nélson Évora (triplo salto), Susana Costa (triplo salto), Patrícia Mamona (triplo salto), Pedro Isidro (50 km marcha), Rui Pedro Silva (maratona), Sara Moreira (10.000 m e maratona), Sérgio Vieira (20 km marcha), Susana Feitor (20 km marcha), Vanessa Fernandes (maratona), Vera Santos (20 km marcha), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso), Jéssica Augusto (maratona) e Yazaldes Nascimento (100 m) e Daniela Cardoso (20 km marcha).

A ginástica conseguiu o pleno nos apuramentos possíveis, com Ana Rente e Diogo Abreu a assegurarem vaga nos trampolins e Filipa Martins e Gustavo Simões na artística.

No ténis de mesa Marco Freitas e Tiago Apolónia em masculinas e Fu Yu em femininos também vão estar no torneio olímpico.

A missão lusa vai ter Luciana Diniz na equitação bem como Rui Bragança na prova de taekwondo em -58 kg. No tiro, nas provas de pistola de ar comprimido 10 m e pistola 50 metros, João Garcia vai ser o rosto da participação portuguesa 

Na canoagem, Portugal vai ter Fernando Pimenta 8k1 1000 metros) e Teresa Portela (k1 500) enquanto na natação, nos 200 metros estilos, Alexis Santos e Diogo Carvalho já tem passaporte para a competição. Por sua vez, no ciclismo de estrada Portugal garantiu quatro vagas para os Jogos Olímpicos Rio2016, um com participação no contrarrelógio.

Na vela, a frota portuguesa vai ser constituída por Sara Carmo (Laser Radial), Gustavo Lima (Laser), João Rodrigues (RS:X) e a dupla Jorge Lima/José Costa (49er), menos três embarcações do que as que chegaram aos últimos jogos em Londres2012.

Telma Santos e Pedro Martins vão repetir no torneio de badminton do Rio2016 a presença de Londres2012, após a atualização da lista de qualificação da Federação Internacional de Badminton.

Os Jogos Olímpicos vão decorrer entre os dias 5 e 21 de agosto.