Alessandro Zanardi, antigo piloto de Fórmula 1 que, há 15 anos (completam-se precisamente esta quinta-feira), perdeu as pernas num acidente na Fórmula Indy, venceu a prova de contrarrelógio de ciclismo de mãos nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

É a terceira medalha Paralímpica do currículo de Zanardi. «Estou muito feliz, como um porco na lama», atirou o italiano.

Esta quinta-feira, volta à pista para tentar a quarta medalha, agora na prova de estrada. Em Londres venceu as duas competições, feito que tenta repetir no Rio de Janeiro.

O ex-piloto continua a fazer do desporto uma forma de vida: «Quando estamos numa certa situação, temos de nos focar no que queremos alcançar. Cada dia é uma oportunidade de fazer alguma coisa, seja grande ou pequena. Passo a passo todos podem fazer com que as coisas aconteçam.»

Na mesma prova participou o português Luís Costa, que terminou no oitavo lugar. A história foi-lhe contada na MF Total. O algarvio também estará na prova de estrada, com ambição de terminar entre os cinco primeiros.