Antiga selecionadora de judo, Ana Hormigo vai estar nos Mundiais da modalidades, num regresso promovido pelo novo presidente da federação, Sérgio Pina.

«A minha ideia, também de alguma maneira, é a de trazer alguma paz à modalidade, que, por questões mais pequeninas, estava numa turbulência terrível. Entendi que era bom para a modalidade, era bom para a equipa, era bom para os atletas e foi nesse contexto que foi proposto isto», justificou o líder federativo, em declarações à agência Lusa.

O convite foi feito ao Benfica, e não nominalmente, mas o emblema encarnado indicou Ana Hormigo.

«Tal como o João Neto acompanha a sua atleta [Catarina Costa], entendo também que a treinadora pelo Benfica, neste caso, devia acompanhar, porque tem um grande número de atletas e portanto terá direito a isso. Não foi por imposição de parte nenhuma, nem minha, nem do Benfica, mas foi, se quiserem, por uma conversa que houve, que eu propus [um treinador] e que foi aceite. Foi isto que se passou», resumiu.

O Benfica «cede» a estes Mundiais os judocas Rodrigo Lopes (-60 kg), Anri Egutidze (-81 kg), Telma Monteiro (-57 kg) e Bárbara Timo (-63 kg).

De recordar que Ana Hormigo tinha sido afastada pelo anterior presidente da federação, Jorge Fernandes, que entrou em litígio com vários atletas.