Telma Monteiro e Miguel Oliveira foram esta quarta-feira eleitos os atletas portugueses de 2020, pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP), numa cerimónia que decorreu no Estádio Nacional.

A judoca de 35 anos conquistou o galardão pela quinta vez na carreira, depois de 2010, 2011, 2014 e 2016; no ano passado, destacou-se no panorama luso ao conquistar a medalha de prata nos Europeus de 2020.

Por sua vez, o piloto de 26 anos, recebeu esta distinção pela quarta vez, depois de 2015, 2017 e 2018, num ano em que venceu duas corridas no Mundial de MotoGP, em Portugal e na Áustria.

Telma Monteiro bateu a concorrência da atleta Auriol Dongmo, da ginasta Filipa Martins, da ciclista Maria Martins, e da canoísta Joana Vasconcelos. Já Miguel Oliveira superiorizou-se ao canoísta Fernando Pimenta, ao ciclista João Almeida, ao piloto Filipe Albuquerque, e ao futebolista Cristiano Ronaldo.

Os vencedores foram eleitos através de uma votação pública, depois de um júri de figuras ligadas ao desporto rer escolhido a lista de finalistas.