A menos de um segundo do final do jogo entre Kansas State e Kansas, partida que terminou numa vitória expressiva dos visitantes por 81-60, gerou-se uma verdadeira «batalha campal».

Na origem do desentendimento terá estado a atitude de Sílvio de Sousa, internacional angolano, após o «abafo» a DaJuan Gordon, jogador dos State.

Após o «bloqueio», Silvio manteve-se de pé e com o olhar fixado em Gordon, que tinha caído. Esta atitude foi entendida como uma provocação, e de imediato o banco dos State «saltou» e foi pedir satisfações ao jogador.

O banco do Kansas reagiu e gerou-se uma «batalha campal» com os jogadores das duas equipas a trocarem empurrões e murros. Silvio chegou a agarrar num banco, mas graças à intervenção de um treinador largou-o de seguida.

Os cinco jogadores de cada equipa que já se encontravam nos balneários foram chamados para jogar o os milésimos de segundos que faltavam. Os restantes atletas foram todos expulsos.

Recorde-se que alguns destes jogadores são apontados como possíveis presenças no próximo «draft» da NBA, e as prováveis sanções podem destruir esse sonho.