LeBron James regressou na quarta-feira a Cleveland para ajudar os LA Lakers a vencer os Cleveland Cavaliers, numa noite em que os adeptos dos Cavs homenagearam o príncipe que viram ali nascer para se tornar King James.

Poucos meses depois de ter deixado os Cavaliers, o extremo foi recebido como um herói em Cleveland, com direito a um vídeo de tributo, ovação e letras gigantes com uma simples mensagem: «Obrigado, LeBron.»

O jogador não ficou indiferente à homenagem e retribuiu o carinho recebido, recordando os anos em que defendeu a camisola dos Cavs.

«Eu gosto destes adeptos, tanto quanto eles gostam de mim. Todas as noites que entrávamos em campo, eles mostravam sempre isso, não apenas a mim, mas também aos meus colegas ao longo desses 11 anos, em especial nos últimos quatro», disse LeBron.

Apesar das juras de amor recíprocas, Lebron James conduziu os Lakers à vitória (109-105), anotando 32 pontos, 14 ressaltos e sete assistências, o que contribuiu para que os finalistas vencidos da época passada sejam, neste momento, a equipa com pior registo do campeonato – 14 derrotas em 16 jogos.

Quem também parece estar em crise são os campeões Golden State Warriors, que somaram a quarta derrota consecutivas, a primeira vez desde que Steve Kerr é o treinador (2014).

Ainda sem Stephen Curry e Draymond Green, o conjunto de Oakland foi derrotado em casa pelos Oklahoma City Thunder, por 123-95, com Russel Westbrook a conseguir o primeiro triplo-duplo da temporada, com 11 pontos, 11 ressaltos e 13 assistências.

Esta derrota, a sétima em 12 jogos, remete os Warriors para a quinta posição da Conferência Oeste, atrás dos Oklahoma City Thunder (11 vitórias e seis derrotas), num dia em que os Memphis Grizzlies subiram à liderança (12-5).

Na noite de quarta-feira destaque também para o veterano Vince Carter (Atlanta Hawks), que se tornou o 22.º basquetebolista da história a chegar aos 25.000 pontos.