O selecionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira, afirmou esta quarta-feira que Portugal está «preparado para fechar» o apuramento para o Euro 2020 já no jogo desta quinta-feira, frente a Israel.

O técnico avisa, no entanto, para um adversário a «tentar fazer tudo» para chegar à vitória, uma vez que ainda tem hipóteses de qualificação.

«Se ganharem a Portugal [na quinta-feira], ainda há a possibilidade de se apurarem entre as quatro seleções qualificadas através dos melhores terceiros», disse, citado pela Lusa, falando depois sobre a gestão dos israelistas frente à Islândia.

«Fizeram bem. Porque a opção de ganhar a Portugal e à Islândia era reduzida, teoricamente, ainda por cima com dois jogos sucessivos. Acho que fizeram uma gestão de esforço para descansarem hoje e habilitar tudo na quinta-feira.»

Paulo Jorge Pereira revelou que a seleção está praticamente na máxima força, e não quis falar dos Jogos Olímpicos: «Estes jogos não são testes para o que vem a seguir e até prefiro não falar nos Jogos Olímpicos, porque nós agora estamos centrados na questão de rematar a qualificação para o Europeu. Depois, sim. Depois, vamos então falar nos Jogos Olímpicos.»

A duas jornadas do fim da fase de qualificação, Portugal só precisa de um ponto para carimbar o passaporte para o Europeu de 2022: o primeiro match-point é esta quinta-feira, em Televaviv, frente a Israel (18h00). O segundo é no domingo, na receção à Lituânia.