O japonês Kei Nishikori qualificou-se para as meias-finais do torneio de Madrid, da categoria Masters1000, ao derrotar o espanhol Feliciano Lopez, impedindo que os quatro semifinalistas fossem tenistas espanhóis.

Depois de já ter vencido os torneios de Memphis e Barcelona esta temporada, Nishikori, 10.º cabeça de série, continua a atravessar um bom momento e bateu Lopez, por duplo 6-4, em 1:30 horas.

Com a presença nas meias-finais, Nishikori vai tornar-se no primeiro japonês a entrar no top-10 mundial, sendo o último obstáculo para atingir a final o espanhol David Ferrer, quinto favorito, que afastou o letão Ernests Gulbis, por 7-6 (7-3), 6-3.

O primeiro tenista a atingir as meias-finais foi Rafael Nadal, líder do ranking mundial, que afastou o checo Thomas Berdych, sexto favorito e finalista vencido do Portugal Open, por 6-4, 6-2.

No acesso à final, Nadal vai defrontar uma das surpresas do torneio, o compatriota Roberto Bautista Agut, 45.º da hierarquia, que bateu o colombiano Santiago Giraldo, vindo da qualificação, por 6-3, 6-4.