O chefe de Missão de Portugal aos I Jogos Europeus, José Garcia, fez um balanço «extremamente positivo» do desempenho dos atletas portugueses em Baku, onde Portugal conquistou dez medalhas.

«Saímos daqui satisfeitos, com dez medalhas em oito modalidades. Vinte e três dos nossos atletas saem de Baku de medalha ao peito. Honramos Portugal. Honramos a nossa bandeira, não só pelos resultados, mas também pelo comportamento e só posso estar é grato pelo facto de ter estado a liderar esta equipa», disse.

José Garcia esperava várias conquistas, mas admitiu que os atletas portugueses superaram as expetativas: «Pensávamos sempre em conseguir o máximo. Estamos aqui com 40 atletas do projeto olímpico num ano extremamente importante, particularmente para as modalidades que disputam o apuramento olímpico. Este é um patamar de preparação para os Jogos do Rio. Gostávamos de atingir estes resultados. Confirmou-se. Só podemos estar satisfeitos por esse facto.»

Recorde-se que Telma Monteiro, no judo, Rui Bragança, no taekwondo, e Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo, no torneio de ténis de mesa por equipas, conquistaram o ouro. João Silva, no triatlo, João Costa, no tiro, e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros, na canoagem, alcançaram a prata, e Júlio Ferreira, no taekwondo, Beatriz Martins e Ana Rente, nos trampolins sincronizados, e a seleção de futebol de praia amealharam o bronze.