Michael Phelps voltou à piscina e fez o tempo mais rápido do ano nos 200m mariposa. O multicampeão olímpico, de 30 anos, nadou a distância em 1m52.94s nos campeonatos norte-americanos.

Mais um sinal de que Phelps, dono de 22 medalhas olímpicas, está afinal a preparar-se, e bem, para voltar a competir nuns Jogos Olímpicos, depois de ter jurado que já não iria ao Rio em 2016.

Recorde-se que o norte-americano não está nesta altura a disputar os Mundiais de natação que decorrem em Kazan, na Rússia, por ter sido suspenso por seis meses pela Federação norte-americana, após uma condenação por conduzir sobre efeito de álcool.



Entretanto, os Mundiais de Kazan também ficaram marcados por um momento impressionante e inédito. A final feminina dos 200m bruços terminou com três nadadoras perfeitamente empatadas no terceiro lugar, todas com 2m22.76s. Foi inédito e significou que, pela primeira vez na história, foram atribuídas cinco medalhas para um evento individual.

A prova foi ganha pela japonesa Kanako Watanabe, seguida de Micah Lawrence, dos EUA. As três nadadoras que ficaram com o bronze são a espanhola Jessica Vall, a dinamarquesa Rikke Moller Pedersen e a chinesa Shi Jinglin.