Jasper Philipsen foi o vencedor da quinta etapa da Volta a Espanha em bicicleta. O corredor da Alpecin-Fenix foi o mais rápido na chegada a Albacete, batendo o holandês Fabio Jakobsen, da Deceuninck-Quickstep, e Alberto Dainese, da DSM, para somar o seu segundo triunfo nesta edição da corrida espanhola.

A parte final da etapa ficou marcada por uma queda na frente do pelotão. O líder Rein Taaramae, da Intermarché-Wanty Gobert, foi um dos afetados, e perdeu mais de dois minutos para o grupo da frente, caindo para fora do top-10 da classificação da geral. Romain Bardet, da DSM, foi um dos mais maltratados pela queda coletiva, estando já arredado de qualquer possibilidade de lutar pela corrida.

Kenny Elissonde, da Trek-Segafredo, é o novo líder da Vuelta. O francês tem cinco segundos de vantagem para o esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, e dez para o compatriota Lilian Calmejane, da AG2R Citroen Team.

Esta quinta-feira, o pelotão correrá os 158,3 quilómetros da sexta etapa, entre Requena e o Alto de la Montaña de Cullera.

Veja a queda que marcou a quinta etapa: