O piloto luso-suíço Jason Dupasquier foi protagonista de um aparatoso acidente durante a qualificação de Moto3 do Grande Prémio de Itália. O piloto esteve a ser assistido ao longo de quarenta minutos ainda na pista e acabou por ser evacuado para um hospital de Florença em estado grave.

Filho de um antigo campeão de motocross e mãe portuguesa, Dupasquier chocou com Ayumu Sasaki já na parte final da qualificação, tendo perdido o controlo da moto, acabando por cair de forma aparatosa na pista. A bandeira vermelha foi mostrada de imediato, enquanto eram prestados os primeiros socorros ao piloto que parecia inanimado.

A assistência a Dupasquier foi demorada, foi-lhe administrado soro e, ao fim de quarenta minutos, chegou um helicóptero para o transportar para um hospital de Florença, a cerca de trinta minutos do circuito de Mugello.

Mais tarde, a agência AFP atualizou o estado clínico do piloto. «O paciente foi transferido para o centro de traumatologia do hospital Careggi [em Florença], politraumatizado, em estado grave», adiantou fonte médica à AFP.

Ainda de acordo com o presidente da região italiana da Toscana, Eugénio Giani, o piloto foi submetido a uma intervenção «neurocirúrgica», segundo adiantou numa publicação no Twitter.

Além de Dupasquier, que foi atingido na cabeça por outra mota, o acidente envolveu ainda o japonês Ayumu Sasaki e o espanhol Jeremy Alcoba que, de acordo com a organização, «estão bem».

Dupasquier participa pelo segundo ano no Mundial de Moto3 do campeonato de motociclismo de velocidade. Atualmente é 10.º classificado, com 27 pontos, após cinco corridas disputadas.

Veja as imagens do aparatoso acidente (a partir do minuto 7):