A entidades que organizam o Campeonato do Mundo de Moto GP anunciaram o cancelamento dos Grandes Prémios da Alemanha, Holanda e Finlândia face à pandemia da covid-19.

Passam assim a ser quatro as corridas anuladas, juntando o Qatar, e há ainda incógnitas em reação às provas de Espanha, França, Itália e Catalunha que tinham sido adiadas.

Num comunicado assinado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), pela Dorna (empresa promotora do Mundial) e IRTA (associação de equipas), lê-se que «a pandemia do novo coronavírus obrigou ao cancelamento destes três eventos», pontuáveis para as três categorias do campeonato do mundo de velocidade, MotoGP, Moto2 e Moto3.

O GP da Alemanha deveria ter lugar a 21 de junho em Sachsenring, o dos Países Baixos a 28 de junho no traçado de Assen, considerado a catedral do motociclismo e que integrava o calendário de forma ininterrupta desde 1949, ano de arranque do Mundial, e o da Finlândia era uma das novidades do calendário deste ano e estava previsto para o novo circuito KymiRing, no dia 12 de julho.

«É com grande tristeza que anunciamos o cancelamento destes três eventos», afirmou o espanhol Carmelo Ezpeleta, responsável máximo da Dorna, agradecendo, ainda, a «paciência” e “compreensão» dos adeptos.

Desde o início da pandemia de covid-19 já tinham sido adiados (Tailândia, Américas, Argentina, Espanha, França, Itália e Catalunha) ou cancelados (Qatar, apenas na categoria de MotoGP) os oito primeiros Grandes Prémios da temporada.

A primeira prova prevista no calendário é agora o GP da República Checa, em Brno, a 9 de agosto.

Em entrevista recente, Carmelo Ezpeleta admitia que as primeiras provas se realizassem sem espetadores presentes nos circuitos e com um número limitado de pessoas no paddock.

O calendário do Mundial de MotoGP 2020*

Grande Prémio da República Checa (9 de agosto)

Grande Prémio da Áustria (16 de agosto)

Grande Prémio da Grã-Bretanha (30 de agosto)

Grande Prémio de São Marino (13 de setembro)

Grande Prémio de Aragão (27 de setembro)

Grande Prémio da Tailândia (4 de outubro)

Grande Prémio do Japão (18 de outubro)

Grande Prémio de Austrália (25 de outubro)

Grande Prémio da Malásia (1 de novembro)

Grande Prémio dos Estados Unidos (15 de novembro)

Grande Prémio da Argentina (22 de novembro)

Grande Prémio de Valência (29 de novembro)

*Faltam definir as datas dos Grandes Prémios de Espanha, França, Itália, Catalunha.