A França e a Austrália garantiram, este sábado, a qualificação para os quartos de final do Mundial de basquetebol, ao vencerem, respetivamente, a Lituânia (78-85) e a República Dominicana (82-76), na prova que decorre na China.

Gauleses e australianos juntam-se a Espanha, Sérvia, Argentina e Polónia, que já tinham selado o apuramento na sexta-feira, no primeiro jogo da segunda fase.

No grupo K, nada ficou decidido, mas Estados Unidos e República Checa estão mais perto de seguirem em frente. Os norte-americanos bateram a Grécia por 69-53, ao passo que os checos triunfaram sobre o Brasil, por 93-71.

LEIA MAIS: todas as notícias de modalidades

Na última jornada desta fase, os Estados Unidos podem perder por 21 pontos com o Brasil, ou até por mais, caso os checos percam frente à Grécia. Já a República Checa só falha a qualificação para os quartos de final se for derrotada por 11 pontos, ou então por qualquer resultado se o Brasil bater os norte-americanos.

Nos jogos de classificação do 17.º ao 32.º lugares, a Nova Zelândia venceu o Japão por 111-81, o Canadá superou a Jordânia (126-71), a Turquia triunfou frente a Montenegro, por 79-74 e a Alemanha levou a melhor sobre o Senegal, por 89-78.