A Federação Norueguesa de Canoagem pediu a desclassificação de Eivind Vold, da prova de K1 5000 metros do Mundial da modalidade, conquistada pelo português Fernando Pimenta.

Numa primeira instâcia, o atleta norueguês tinha sido desclassificado logo a seguir à prova, por não ter passado corretamente pela 6.ª bóia do trajeto. A Noruega não concordou com a decisão do juiz e recorreu da mesma, recurso que foi aceite. Vold conquistou assim a medalha de bronze e subiu ao pódio juntamente com Pimenta e o dinamarquês René Poulsen, 2.º classificado.

Porém, outros membros da Federação Norueguesa avisaram a comitiva daquele país de que Vold tinha mesmo cometido uma infração na passagem pela 6.ª bóia.

Ora, «por um desporto justo e limpo», aquele organismo enviou uma carta à Federação Internacional de Canoagem a pedir a desclassificação do seu próprio atleta. «Se o Eivind ou o líder da equipa da Noruega soubessem que a 6.ª bóia tinha sido ultrapassada incorretamente, tínnhamos aceite a desqualificação imediatamente», pode ler-se na nota.

A terminar, a Noruega pediu ainda desculpa ao espanhol Javier Hernanz Agueria, que ficou impossibilitado de ir ao pódio receber a medalha, ele que tinha sido o 4.º classificado antes da desclassificação de Vold.