O canadiano Steve Nash, um dos melhores e mais experientes bases da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) vai falhar toda a temporada de 2014/2015, que deveria ser a última da carreira do veterano jogador dos Los Angeles Lakers.

Com 40 anos, Nash continua a sofrer de um problema crónico nas costas, lesão que se terá agravado a 12 de outubro, num jogo de exibição entre os Lakers e os Golden State Warriors.

Nash, eleito duas vezes o jogador mais valioso (MVP) da NBA, jogou apenas 12 minutos, sendo forçado a abandonar o pavilhão com muitas dores nas costas.

«A minha prioridade foi sempre estar em condições para começar a temporada e agora sinto-me bastante desiludido por não ter conseguido alcançar esse objetivo. Trabalhei muito, mas o meu problema físico não me deixa recuperar completamente», explicou Nash em comunicado.

Apesar de ter dito que a próxima temporada, a 19.ª do currículo, seria a última da carreira, Nash não quis esclarecer se esta ausência forçada antecipará a sua reforma, garantindo apenas que tudo fará para conseguir a «melhor condição física para encarar o futuro».

Nash chegou aos Lakers em 2012, como agente livre, depois de deixar os Phoenix Suns. As permanentes limitações físicas permitiram ao canadiano disputar apenas 65 jogos (em 164 possíveis) nas duas primeiras épocas com a camisola dos californianos.