Os Carolina Panthers e os Denver Broncos apuraram-se para a 50ª edição da Super Bowl, a final da Liga de Futebol Americano (NFL), marcada para 7 de fevereiro.

Os Panthers, que foram a melhor equipa da fase regular, com 15 vitórias e apenas uma derrota, venceram este domingo os Arizona Cardinals por 49-15, na final da Conferência Nacional. Cam Newton, o «quarterback» da equipa, foi a figura do jogo, com dois «touchdowns» e dois passes decisivos.

Mais cedo, na outra final de Conferência (AFC), os Denver Broncos levaram a melhor sobre os New England Patriots, campeões em título por 20-18, naquele que foi talvez o último duelo entre dois dos grandes «quarterbacks» dos últimos anos. No 17º confronto entre ambos, Peyton Manning, de 39 anos e que deve retirar-se no final desta época, levou a melhor sobre Tom Brady, e vai disputar a sua qrta Super Bowl.

Será a oitava presença na Super Bowl para os Broncos, que procuram o terceiro título. É de resto a segunda final que os Carolina Panthers vão disputar, depois de, em 2003, terem sido derrotados pelos New England Patriots.