O Óquei de Barcelos foi hoje punido com derrota na visita à UD Oliveirense e interdição por dois jogos do seu pavilhão, devido a distúrbios nas bancadas na partida da 12.ª jornada da Liga de hóquei em patins, em Oliveira de Azeméis, a 8 de dezembro.

Em comunicado, o clube de Barcelos dá conta da punição aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal (FPP). Além da derrota na partida, suspensa quando os minhotos venciam por 6-4, jogarão à porta fechada os próximos dois encontros em casa e pagarão uma multa de 2.820 euros.

Os incidentes remontam a 8 de dezembro de 2021, quando o UD Oliveirense-OC Barcelos foi suspenso a 6:48 minutos do final, no Pavilhão Salvador Machado. A dupla de arbitragem formada por José Martins e Miguel Guilherme considerou que não estavam reunidas as condições de segurança necessárias para prosseguir.

Pelas imagens da transmissão do jogo no Correio de Azeméis + Azeméis FM / TV é possível ver confrontos na bancada atrás da baliza do Óquei de Barcelos, com cenas de pancadaria entre adeptos, que chegam a derrubar um portão e a cair para a zona do nível do recinto, atrás das tabelas.

«O Óquei Clube de Barcelos condena todos e quaisquer atos de violência no desporto, mas sempre lutou e lutará intransigentemente pela verdade e justiça desportivas e, com toda a determinação que lhe é característica, não deixará que, fora de pista, seja logrado aquilo que dentro de pista não se tem conseguido e tanto árduo trabalho tem dado», lê-se na nota da direção do clube.

A formação de Barcelos cai assim do terceiro para o quinto lugar do campeonato, com 49 pontos, sendo ultrapassado por Benfica (50 pontos) e precisamente a Oliveirense (50 pontos), a três partidas do fim da fase regular.