O chefe da missão portuguesa aos I Jogos Europeus, José Garcia, considerou que as sete medalhas conquistadas por Portugal na primeira semana da competição refletem a «ambição» e a «qualidade» dos atletas.

«Terminada esta semana, as sete medalhas que conquistámos expressam, de forma categórica, a ambição com que viemos para a primeira edição dos Jogos Europeus. Sempre dissemos que iríamos fazer jus à nossa promessa de estar presente com os melhores atletas e está provado pelas medalhas, pelo desempenho dos atletas», disse.

«Sete medalhas é número que orgulha qualquer país», acrescentou embora não se mostre surpreendido com as prestações dos atletas portugueses.

«São atletas de muito nível, que têm conquistado medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo, em competições internacionais. Aqui se conseguissem estar ao seu nível, se se superassem, tínhamos algumas garantias de quer era possível. Está a torna-se possível e estamos muito contentes e imensamente orgulhosos por estar a ser conseguido», frisou.

O dirigente recordou que ainda quase metade dos 100 atletas portugueses ainda não entraram em competição.