Adversários no «court», amigos fora dele. Roger Federer foi convidado de honra na inauguração da Academia de Rafa Nadal e até admitiu a possibilidade de colocar lá os filhos.

«Enviarei os meus filhos para aqui se quiserem jogar ténis», garantiu, entre elogios dirigidos diretamente ao espanhol.

«És um exemplo para mim. Quando voltavas de lesão fazias tudo parecer tão fácil», começou por dizer. 

Nadal, por seu lado, não escondeu a felicidade de poder contar com a presença do «rival» na inauguração: «Significa muito que estejas aqui, Roger. Partilhamos grandes momentos no court e conseguimos manter uma grande relação. Devemos estar orgulhosos disso.»

Apesar de ter agora uma Academia, Nadal afastou o cenário de reforma: «Ainda tenho muitos anos no ténis, mas existe um futuro e esta academia é parte dele.»

O projeto, inaugurado oficialmente esta quarta-feira, conta com 26 courts de ténis, 10 de pádel, um campo de futebol de 7 e residências para os estudantes. Na cerimónia estiveram presentes Francina Armengol, presidente do Governo das Ilhas Balneares, Chris Kermonde, líder da Associação de Ténis Profissional ATP), Míguel Díaz, presidente da Real Federação espanhola da modalidade, para além de empresários e figuras da política do país.

A rivalidade entre Roger Federer e Rafael Nadal é das maiores da história do ténis mundial. Os jogadores confrontaram-se em 34 ocasiões e o espanhol leva uma larga vantagem: 23 vitórias contra 11 de Federer.