O tenista espanhol Rafael Nadal, eliminado na noite de segunda-feira nos oitavos de final do Open dos Estados Unidos, assumiu que não jogou o seu melhor ténis e sublinhou que, nesta altura, tem outras preocupações maiores, nomeadamente na vida pessoal, dado que está prestes a assistir ao nascimento do seu primeiro filho.

«A realidade é simples: não joguei bem e, quando isso acontece, tens de perder. O desporto é assim. Seja pelo que tenha sido, não consegui render ao nível que era necessário desde o primeiro dia. Chegámos até aqui. Devo felicitar o meu adversário, que foi melhor do que eu, e voltar», referiu Nadal, após a derrota ante o norte-americano Frances Tiafoe.

Agora, Nadal não quer pensar na sua agenda profissional, admitindo que lhe faltou «um pouco mais de frescura» e «tranquilidade» no torneio.

«Tenho de cuidar de coisas muito mais importantes do que o ténis. A partir desse princípio básico, vou tomar as decisões adequadas, com base em como vá tudo na minha vida pessoal. Tinha de fazer um esforço aqui e fiz. Não saí da forma que gostaria. É momento de recomeçar. Foram meses difíceis. Tenho de começar de novo, profissionalmente falando. Agora é momento de esperar a chegada do meu primeiro filho e confiar que tudo corra bem», referiu o maiorquino de 36 anos, recordista de títulos em torneios do Grand Slam (22).