Começou com o «cibi» de Fiji e acabou com a vitória e o apuramento de País de Gales para os quartos de final do Mundial de Râguebi. A nação europeia reagiu a um fulgurante início do adversário e venceu por 29-17, em jogo do grupo D, esta quarta-feira.

Já eliminada à partida para o encontro, Fiji antecedeu, como é tradição, mais um jogo com a dança habitual. Depois do apito inicial, surpreendeu Gales, teoricamente favorito, com dois ensaios. Contudo, os galeses deram a volta até ao intervalo (14-10) e confirmaram depois o triunfo. Josh Adams, com três dos quatro ensaios da equipa, foi o maior protagonista do triunfo.

No grupo A, também esta quarta-feira, a Escócia venceu a Rússia por 61-0 e cumpriu a ‘obrigação’ de somar o ponto de bónus, num jogo em que fez nove ensaios, três deles por George Horne: para obter o ponto de bónus, bastavam quatro ensaios à equipa. Para fazer as contas de chegar aos quartos de final, a Escócia tem de vencer o anfitrião Japão no último jogo do grupo, numa altura em que a realização do jogo está ameaçada pelo furacão Hagibis, intempérie que pode influenciar as contas do grupo. Tudo porque, se o jogo não se disputar, os regulamentos indicam um empate no jogo entre as equipas implicadas.

LEIA MAIS: todas as notícias de modalidades

No outro jogo o dia, relativo ao grupo C, a Argentina despediu-se da prova com uma vitória por 47-17 ante os Estados Unidos. Um jogo de adeus do histórico Juan Manuel Leguizamon, o último resistente da equipa que foi terceira classificada no Mundial de 2007.

Além de País de Gales e da Austrália no grupo D, estão também já apuradas para os quartos de final as seleções de África do Sul (grupo B) e Inglaterra e França do grupo C.

O resumo do País de Gales-Fiji: