A alemã Angelique Kerber destronou esta segunda-feira Serena Williams do topo da classificação do ténis feminino mundial, depois da tenista norte-americana ter falhado o torneio de Indian Wells devido a problemas físicos.

Apesar de ter sido afastada do torneio norte-americano nos oitavos de final, Kerber conseguiu os pontos necessários para suceder a Serena Williams, que segue agora na segunda posição, à frente da checa Karolina Pliskova, a terceira classificada.

A russa Elena Vesnina, que alcançou em Indian Wells o título mais importante da carreira, ao derrotar na final a sua compatriota Svetlana Kuznetsova, por 6-7 (6-8), 7-5 e 6-4, subiu do 15.º para o 13.º lugar.

Roger Federer subiu ao sexto lugar

No setor masculino, o suíço Roger Federer, que no domingo venceu o torneio Masters 1.000 de Indian Wells, subiu da 10ª para a sexta posição na classificação, que continua a ser liderada pelo britânico Andy Murray.

Federer, que derrotou na final o seu compatriota Stan Wawrinka, por 6-4 e 7-5, alcançou em Indian Wells o 90.º título da carreira, e tornou-se o segundo jogador a conseguir cinco títulos no torneio norte-americano, a par do sérvio Novak Djokovic, que se mantém na segunda posição do ranking.

Entre os portugueses, João Sousa, que foi eliminado na segunda ronda de Indian Wells pelo alemão Misha Zverev, subiu do 37.º para o 35.º lugar, enquanto Gastão Elias, que perdeu na primeira ronda do torneio norte-americano, saltou do 95.º para o 89.º posto.

No quadro feminino, Michelle Larcher de Brito, que no domingo venceu o ITF de Tampa, nos Estados Unidos, continua a ser a portuguesa mais bem classificada, tendo subido da 243.ª para a 238.ª posição.