Rafael Nadal vai iniciar o US Open, o último major da temporada, na liderança do ranking mundial, no qual João Sousa mantém a 50.ª posição.

O tenista espanhol, que voltou ao topo da hierarquia masculina três anos depois, lidera uma tabela sem alterações no top 10. Aliás, a primeira mudança é notada no 13.º lugar atualmente ocupado pelo espanhol Roberto Bautista-Agut que era número 15 do mundo.

Logo atrás de Rafa Nadal, surgem Andy Murray, os suíços Roger Federer e Stan Wawrinka com Novak Djokovic a fechar o top cinco do mundo.

No que diz respeito a portugueses, João Sousa é o número 50 da tabela, muito à frente de Pedro Sousa que desceu duas posições e é agora 127.º. Por sua vez, Gastão Elias subiu um lugar e é atualmente número 153 do mundo enquanto João Domingues subiu duas estabelecendo-se na 184.ª posição.

Por último, Gonçalo Oliveira ascendeu um lugar, ocupando o 240.º posto.

No ranking WTA, Karolina Pliskova continua na liderança seguida pela romena Simona Halep e pela espanhola Garbiñe Muguruza. Nota para Dominika Cibulkova que subiu ao 10.º lugar da hierarquia.

Refira-se ainda que Michelle Larcher de Brito mantém-se como a melhor portuguesa no ranking feminino, na 328.ª posição, seguida por Inês Murta, em 580.º lugar.