Novak Djokovic caiu para o quinto lugar do ranking mundial pela primeira vez desde 2007. O tenista sérvio, que já anunciou vai falhar o Open dos Estados Unidos e o restante da temporada de 2017, devido a uma lesão, fica agora atrás de Murray, Nadal, Federer e Wawrinka, com este último a subir uma posição.

Na atualização do novo ranking, destaque ainda para a subida do prodígio alemão Alexander Zverev que, aos 20 anos, chegou a um sensacional oitavo lugar, a melhor posição da sua carreira. Em sentido contrário, Bernard Tomic caiu vinte posições, para o 93º lugar. Desde 2014 que o tenista australiano não estava tão mal classificado.

Qunato aos portugueses, Pedro Sousa, depois de ter chegado à final do challenger de Tampere, na Finlândia, subiu ao 143º do lugar do ranking, a melhor posição da sua carreira.

João Sousa, apesar de ter descido um lugar, continua a ser o melhor português, na 62ª posição, com Gastão Elias a cair para 171º do mundo, dez lugares à frente de João Domingues que escalou catorze degraus.

No ranking feminino, Michelle Larcher de Brito caiu um lugar para 320ª, numa lista sem alterações no topo, onde a checa Karolina Pliskova mantém a liderança, à frente da romena Simona Halep e da alemã Angelique Kerber.