A Federação Portuguesa de Ciclismo divulgou a lista de 10 pré-convocados para as provas de estrada dos Jogos Olímpicos Rio 2016, mais quatro para as de BTT, cuja qualificação ainda decorre.

O selecionador nacional, José Poeira, escolheu André Cardoso (Cannondale), José Mendes (Bora-Argon 18), Nelson Oliveira (Movistar), Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman), Rui Costa (Lampre-Merida), Sérgio Paulinho (Tinkoff), Sérgio Sousa (Vorarlberg), Tiago Machado (Katusha), José Gonçalves e Ricardo Vilela (Caja Rural).

Serão quatro os eleitos finais, que sairão desta lista para competir na prova olímpica, marcada para 6 de agosto, na distância de 241,5 km. Um desses corredores vai ainda disputar o contrarrelógio individual, a 10 de agosto.

Quanto à BTT, Portugal já assegurou uma vaga no «cross country» olímpico (XCO), mas procura qualificar mais um atleta até 24 de maio, data-limite. Os quatro pré-convocados são David Rosa (Tropix), Mário Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde), Ricardo Marinheiro (Maiatos/Rebnorte/BikeZone) e Tiago Ferreira (Team Protek).

Portugal já esteve representado em provas de ciclismo em sete edições de Jogos Olímpicos, tendo como melhor registo a medalha de prata conquistada na prova de fundo de estrada, por Sérgio Paulino em Atenas 2004.