Robin Söderling, antigo número quatro mundial, anunciou o final da carreira, após quatro anos de ausência devido a problemas de saúde.
 
O tenista sueco, de 31 anos, disputou o seu último torneio em Bastad, na Suécia, em julho de 2011. Depois disso acumulou problemas físicos, nomeadamente uma mononucleose, que o obrigou a parar a competição, apesar de treinar.
 
«Quando olho para trás penso que deveria ter escutado o meu corpo (...). Mas é fácil constatar os factos quando as coisas já aconteceram», disse o tenista, num comunicado enviado à imprensa sueca.
 
Na mesma nota, Robin Söderling lembrou que o ténis é um desporto que «exige treino ao máximo, de modo a conservar a posição entre os melhores do mundo». Duas vezes finalista vencido em Roland Garros, frente a Roger Federer (2009) e Rafael Nadal (2010), o tenista entrou para a história ao ser o primeiro jogador a vencer Rafael Nadal no mais importante torneio de terra batida, na edição de 2009.
 
Ao longo da sua carreira, Söderling venceu dez torneios do circuito ATP, entre os quais o Paris-Bercy de 2010. Nos últimos tempos o ex-jogador, além do treino, criou uma companhia de bolas de ténis e de cordas e é diretor do torneio de Estocolmo.