Roger Federer, que ainda pode destronar o sérvio Novak Djokovic da liderança do ranking mundial, ficou colocado no mesmo grupo dos estreantes Kei Nishikori (Japão) e Milos Raonic (Canadá) nos ATP Championship Finals, o antigo Masters, que se realiza em Londres.

À entrada para o torneio que encerra a temporada e reúne os oito melhores da época, Djokovic tem uma vantagem de 1310 pontos sobre Federer, mas ao campeão do Masters estão reservados 1500. Se o suíço repetir os triunfos do Masters de 2004, 2007 e 2011 pode acabar a época no topo da hierarquia mundial.

Federer figurou pela última vez no primeiro lugar da classificação mundial em outubro de 2012, mas foi em 2009 a última vez que fechou a temporada como líder da hierarquia. Além de Nishikori e Raonic, pela primeira vez a disputar um Masters, o grupo B é formado também pelo escocês Andy Murray.

O grupo A - encabeçado por Djokovic, que já venceu três vezes o torneio e é o atual campeão de Wimbledon - é também formado por mais dois campeões de Grand Slams deste ano: o suíço Stanislas Wawrinka (Austrália) e o croata Marin Cilic (US Open).

O espanhol Rafael Nadal, campeão de Roland Garros, é o grande ausente desta edição. O atual número dois do mundo foi operado hoje com sucesso a uma apendicite.