A seleção portuguesa de voleibol venceu a China por 3-0, em jogo da primeira jornada do grupo 9 da terceira ronda da Liga das Nações, que está a decorrer em Gondomar.

A jogar em casa, embalado pelo público que quase lotou o pavilhão multiusos, a formação lusa conseguiu a sua segunda vitória nesta edição.

Portugal fez da consistência o seu maior argumento, recuperando em todos os 'sets' de uma entrada mais forte dos chineses, que cometeram alguns erros fatais, nomeadamente no serviço.

Nos seis anteriores jogos disputados nesta competição, Portugal tinha apenas somado uma vitória, frente à Bulgária, e precisava de voltar a ser feliz para acalentar as esperanças de manutenção na elite do voleibol internacional.

Com este resultado, Portugal assumiu a liderança da poule com três pontos, mais um do que a Sérvia, que, também esta sexta-feira, venceu o Brasil por 3-2, sendo que os canarinhos são terceiros com um e os chineses ocupam a quarta posição, ainda sem pontos.

Na segunda jornada, a disputar no sábado, Portugal defronta a Sérvia, pelas 15 horas, enquanto o Brasil joga com a China, sendo que no domingo será a vez de os lusos defrontarem a equipa brasileira e os chineses a Sérvia.