Joana Ramos foi nesta terça-feira nona classificada nos Mundiais de Judo, que se realizam em Budapeste, competição na qual Sergiu Oleinic, o único português cabeça de série, foi eliminado no primeiro combate.

A judoca do Sporting, 24.ª do mundo, vice-campeão europeia em 2011 e bronze este ano, em Varsóvia, começou por vencer Kelly Edwards (31.ª), por ippon.

Frente a Xing Wang (35.ª), a atleta venceu apenas no «ponto de ouro», por «waza-ari», quando a luta já ia em 6,47 minutos, com vários interrupções devido a sangue na cara de Wang

Ao terceiro combate, frente a Amandine Buchard, a portuguesa acabou por ceder, com uma desvantagem de «waza-ari» a um minuto do final de combate. A francesa, 129.º no posto, tinha subido ao pódio em Grandes Prémios e no Grand Slam de Ecaterimburgo.

João Crisóstomo (-66kg), 152º, terminou igualmente na nona posição, com duas vitórias e uma derrota.

O judoca de 23 anos esteve em bom plano e venceu Kestutis Vitkauskas (241.º) no «ponto de ouro», por «waza-ari», e o mexicano Naor Castillo (147.º), por «ippon». Nos quartos-de-final acabou por sair derrota ante Natsumi Tsunoda (16.º).

Ao segundo dia deste mundiais, Portugal contou ainda com Leandra Freitas (174.ª), que foi derrotada pela neo-zelandesa Justine Bishop.