Frederico Morais está nas meias-finais do sexto circuito mundial de surf, o Corona Open J-Bay, depois de voltar a deixar pelo caminho John John Florence. A ronda foi atribulada, mas acabou por ser divertida e histórica para o surfista português.
 
«Num dia como este, contra o campeão e o melhor surfista da atualidade, na minha opinião, é uma grande emoção…», disse na flash-interview da WSL após a ronda, comentando o incidente com um tubarão antes da bateria que o obrigou a ir para o barco: «Sou sincero, odeio tubarões. Em Portugal não temos de lidar com isso, mas todos disseram que estava bem. Fomos surfar e concentrei-me na prova.»
 
«Hoje o mar estava mesmo divertido. Tivemos essa aventura com um tubarão logo no início, mas foi fantástico, controlaram bem a situação. Têm sido grandes baterias, desta vez o John John colocou-me encostado às cordas até à última, mas usei bem a prioridade que tinha na parte final.»
 
«Adoro grandes desafios e este heat foi um grande desafio, com notas de nove para cima. Ele esteve por cima na maior parte do tempo, mas eu consegui recuperar bem. Foi muito difícil, mas adorei», comentou ainda.