O ciclista belga Wout Van Aert (Jumbo-Visma) venceu, este sábado, a 20.ª e penúltima etapa da Volta a França, no contrarrelógio individual entre Libourne e Saint-Emilion, que coroou o esloveno Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates) como o virtual vencedor do Tour.

Van Aert cumpriu os 30,8 quilómetros em 35 minutos e 53 segundos, superando a concorrência mais próxima dos dinamarqueses Kasper Asgreen (Deceuninck-Quick Step), que gastou mais 21 segundos, e de Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que fez o contrarrelógio em mais 32 segundos que o colega de equipa.

Tadej Pogacar fez o oitavo melhor tempo, a 57 segundos de Van Aert, tendo perdido 25 segundos para o mais direto perseguidor na geral, Vingegaard. Ainda assim, este é um ganho de tempo absolutamente insuficiente para o nórdico incomodar aquele que já é o virtual campeão da prova.

Na classificação geral, Pogacar é, antes de Paris, o líder (80h16m59s), com cinco minutos e 20 segundos de vantagem para Vingegaard. Richard Carapaz mantém o pódio, com o terceiro lugar, agora a sete minutos e três segundos de Pogacar.

Quanto aos portugueses, Ruben Guerreiro (EF-Nippo) foi 32.º, a dois minutos e 41 segundos de Van Aert. Já Rui Costa (UAE-Team Emirates) acabou em 44.º, a três minutos e 19 segundos. Na geral, Ruben é 18.º, a 54 minutos e dez segundos de Pogacar. Rui Costa é 78.º, a 02h58m29s do esloveno.

A chegada de Van Aert, vencedor do contrarrelógio:

A chegada de Pogacar: