Portugal venceu, esta segunda-feira, a medalha de ouro nos Jogos Europeus de Baku, ao derrotar a seleção francesa por 3-1. Já em 2014, esta equipa - com algumas alterações - tinha vencido o Europeu em Portugal.

Assim, o mesatenista Marcos Freitas não tem dúvidas: «As medalhas são difíceis de comparar, ganhámos o Europeu em casa. Confirmámos a nossa grandeza e podemos dizer que neste momento somos a melhor equipa da Europa.»

Sendo esta a primeira medalha de outro para Portugal, depois das conquistas de prata do canoísta Fernando Pimenta e do triatleta João Silva, Marcos Freitas espera que o ouro lance para o sucesso os atletas ainda em prova: «Espero que motive o resto dos atletas e que agora venham muitas mais.»

João Geraldo, que foi chamado para substituir o lesionado João Monteiro e que deu o ponto decisivo frente à França na final, também manifestou a sua satisfação: «Estamos muito contentes, sabia que podia ganhar, já o tinha feito no Mundial. Estive ao meu melhor nível. (...) Funcionámos com uma equipa. Não fui só eu que conquistei os três pontos. Fomos todos. Mostrámos que fomos os mais consistentes. Funcionámos como equipa.»

Já Tiago Apolónia falou em torneio de excelência: «Ganhar é sempre bom, principalmente uma final e, nestes primeiros Jogos Europeus, é fantástico. Foi um grande jogo, entre as duas melhores equipas do torneio. As duas equipas estavam muito confiantes. Jogámos um torneio perfeito.»