Portugal venceu esta sexta-feira o Japão, por 3-2, e apurou-se para as meias-finais da Taça do Mundo de ténis de mesa por equipas, que junta no Dubai as 12 melhores seleções do mundo.

Após se ter estreado na quinta-feira com uma derrota frente à Coreia do Sul (3-1), a seleção campeã europeia, quinta cabeça de série do torneio, conseguiu um triunfo histórico sobre a equipa japonesa, terceira da hierarquia mundial, precisando para isso de disputar um quinto e decisivo set.

Marcos Freitas deu a primeira vitória à equipa lusa, ao vencer Yuto Muramatsu, por 3-2, mas os japoneses inverteram o marcador ganhando os seguintes dois encontros. Tiago Apolónia perdeu por 3-2 frente a Yuya Oshima e a dupla composta por Tiago Apolónia e João Monteiro caiu face a Masataka Morizono e Yuya Oshima, por 3-1.

A reviravolta portuguesa iniciou-se com uma vitória clara de Marco Freitas sobre Masataka Morizono, por 3-0, consumou-se no decisivo jogo, em que João Monteiro se impôs, por 3-2, a Yuto Muramatsu.

Na meia-final, a equipa lusa vai defrontar a Áustria - adversário com quem perdeu na primeira fase do Europeu -, em jogo a realizar no sábado, às 14:30 de Lisboa, enquanto na outra meia-final a China mede forças com Taiwan.