João Sousa vai ficar isento na primeira ronda do Estoril Open, que decorre entre 25 de abril e 01 de maio, por ter subido à categoria de quarto cabeça de série.

Com a desistência de Jo-Wilfried Tsonga, sétimo jogador do ranking mundial, e com a atribuição do último convite a Pedro Sousa, o número 1 nacional, 34º da tabela ATP, será quarto pré-designado e fica isento de jogar a primeira ronda.

Gilles Simon (18.º), Nick Kyrgios (20.º) e Benoit Paire (22.º) são os três tenistas mais cotados a marcar presença no torneio português.

Os também portugueses Rui Machado e João Domingues receberam esta sexta-feira convites para a fase de qualificação do Estoril Open, que decorre no fim de semana.

Rui Machado, que no ano passado eliminou o número um nacional João Sousa na primeira ronda do torneio, e João Domingues, campeão nacional absoluto em título, foram os escolhidos pela organização para ocupar os últimos dois lugares do qualifying.

Machado, 626.º do ranking ATP, e Domingues, 405.º, precisam de vencer dois encontros na fase de qualificação para se juntarem a João Sousa, Gastão Elias, ambos com entrada direta, e Frederico Silva e Pedro Sousa, convidados da organização, no quadro principal do único torneio ATP disputado em Portugal.

O tenista algarvio vai defrontar na primeira ronda do qualifying o sueco Elias Ymer, 123.º jogador mundial, enquanto Domingues tem encontro marcado com o croata Franko Skugor, 146.º. Se ambos vencerem os seus encontros, vão cruzar-se na segunda ronda, garantindo assim a presença de um quinto tenista luso no quadro principal.

Pedro Sousa recebeu hoje o último convite para o quadro principal. O tenista português tem estado em evidência no circuito future desde o início do ano, tendo conquistado três títulos em Hammamet, na Tunísia, num total de sete finais.

Esta semana, o antigo top 200, que teve uma temporada de 2015 afetada por lesões, levou o compatriota Gastão Elias ao limite na segunda ronda do challenger de Turim, perdendo no final de três longos sets.

Pedro Sousa herdou o wild-card precisamente do grande amigo Elias, que hoje garantiu, pela primeira vez na sua carreira, a entrada direta no quadro principal de singulares do único torneio do circuito.