João Sousa foi eliminado nos oitavos de final do Estoril Open.

O tenista português, vencedor da prova na edição transata, caiu aos pés do belga David Goffin em dois sets, pelos parciais de 6-3 e 6-2.

O primeiro set foi atípico e teve seis quebras de serviço nos nove jogos realizados.

Sousa começou o encontro a servir e fechou o primeiro jogo sem dificuldades, mas Goffin encarrilou quatro jogos seguidos, incluindo duas quebras de serviço.

Com dificuldades para contrariar a consistência de fundo do court do ex-número 7 mundial, o português cresceu, ainda assim, a meio do primeiro set, mas foi quase sempre mais competente na resposta ao serviço do que a servir. Reduziu para 4-2 a desvantagem com um break, mas voltou a ficar para trás no jogo seguinte.

A servir para fechar, Goffin permitiu nova quebra de serviço a João Sousa, mas respondeu da mesma moeda de seguida, impondo-se no primeiro parcial por 6-3.

No segundo set, os dois tenistas elevaram o nível no serviço. No quarto jogo, o vimaranense levou a melhor após um longo braço de ferro.

Sousa foi assistido à mão direita na troca de lados quando o belga liderava por 3-2 e logo a seguir teve um jogo desastroso, permitindo a quebra de serviço depois de uma direita descruzada que aterrou no corredor de pares.

David Goffin manteve-se sólido do fundo do court e a variação de pancadas foi suficiente para criar desconforto ao número 1 nacional.

A servir em desvantagem por 5-2, João Sousa voltou a vacilar no serviço e caiu com 6-2 na segunda partida.