João Sousa, derrotado na primeira ronda do Estoril Open pelo compatriota Rui Machado (7-6, 6-3), afirmou que esta derrota não o irá afetar psicologicamente.

«Não estou frustrado. Não é uma derrota que me vá afetar. Todas são difíceis de aceitar, mas como sei que o meu nível não foi bom tenho de aceitá-la. Estou triste pela exibição, não pela derrota. Estou habituado a perder todas as semanas e vou tentar dar-lhe a mínima importância possível», afirmou na conferência de imprensa após o jogo.

O número um português, 57.º do ranking mundial, ainda chegou a liderar a primeira partida por 3-1, mas deixou-se igualar pelo compatriota a três, perdendo depois o decisivo tie-break por 7-5.

«Começámos um pouco nervosos. Até ao 3-1 estive a um bom nível, mas depois o Rui começou a jogar melhor e eu fui-me abaixo. Fiz um bom trabalho para chegar aqui com boas sensações, mas simplesmente não me encontrei em todo o jogo», disse.

Admitindo que a pressão não o afetou, João Sousa, que viu Rui Machado quebrar-lhe o serviço no sexto jogo do segundo set, realçou também o excelente jogo do compatriota, admitindo que seria uma alegria para Portugal uma vitória de Rui Machado no torneio.

«Seria uma alegria não só para ele mas para todos os portugueses que gostam de ténis... e também para mim, já que sou amigo dele», concluiu o vimaranense.

Apesar da derrota nos singulares, João Sousa continua ainda em prova na variante de pares, ao lado de Gastão Elias, admitindo que a sua participação no Masters 1000 de Madrid da próxima semana também dependerá deste resultado.

Com o favoritismo dado a João Sousa, número um do ténis nacional, que teve o seu rosto distribuído em máscara pelo público que assistia ao encontro no court central e com a sua figura espalhada pelos outdoors do complexo de ténis do Estoril, Rui Machado não se mostrou afetado.

«Consigo jogar bem neste tipo de palcos. Consigo jogar o meu melhor ténis nestas condições. Estava tudo desenhado para o João Sousa, mas o fato também me servia a mim», afirmou.

«Sabia que não interessava que ele crescesse no encontro. Acho que sou mais forte nos momentos importantes. Ele tem um físico muito forte. Fisicamente ele seria superior. Apesar das publicidades, avancei eu», concluiu.